Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Reportagens esclarecem dúvidas de produtores de todas as regiões do país

05 de outubro de 2012 25

Comentários (25)

  • marco antonio pereira diz: 18 de outubro de 2012

    sou aposentado e ganho 3.5 salario minimo,pois possuo em documento 2ha onde corre um curso dagua de+- 50cm de largura numa extenção de 100mts,eu tenho de recompor a beira do curso dagua . essa area eu planto feijão,banana ppara eu complementar minha aposentadoria pois so de plano de saude pago 420 reais uma filh estuda falcudade. por favor aguado sua resposta.

  • joão francisco da silva diz: 20 de outubro de 2012

    gostaria de tirar uma duvia tenho 2 propiedade uma com 15hequitares outra com 49 heq uma fica uns 5 km da outra . gostaria de saber se e contado pela matricula ou pelo cpf . aqui o modulo fiscal 30 hequitares .muito obrigado cosmorama sp isto e meu brasil

  • julio bh diz: 14 de novembro de 2012

    Apenas um aparte ao técnico da Embrapa na primeira reportagem. Bananeira não trava o solo. Pelo contrário, o acúmulo de água nas raízes e terrenos com declividade média a elevada potencializa a instabilidade do solo.

  • WALTER GIMENES diz: 15 de novembro de 2012

    Tenho um sítio em Igaratá-SP, 20h,200.000m2,40% mata nativa. Um curso de agua de 1metro de largura, APP preservada. Tenho 70 eucaliptos e 30 pinheiros distantes do curso d’agua 20 metros, posso cortá-los para vender como madeira
    Devo ter 1,5 módulos.

  • Sidnei Scarpellini diz: 18 de janeiro de 2013

    Boa tarde!

    Gostaria se for posivel vocês me enviasem copias destes videos para mim, pois eu estou muito confuso quanto as areas degradasda de minha propriedade e queria recuperalas mas cada um que consulto do setor de meio ambiente me dá uma enformação.

    Se for posivel, favor enviar para a Rua Orlando tomas garcia, 270, Jd: Eldorado, Cidade: São José da Bela Vista Sp. CEp:14.440.000.

    Att: Sidnei Scarpellini.

  • RICARDO CONCEIÇÃO PEREIRA diz: 21 de janeiro de 2013

    O código florestal é uma feramente fundamental para o desenvolvimento sustentável do pais do ponto de vista da lei, mais quando partimos para pratica vimos que o que está na lei, não é o que vivemos na pratica ou na realidade, muito bom aparentemente, temos uma lei nova e para muito no Brasil está avançando, mais enquanto biólogo sei que estamos em decadência ambiental, claro, foi um avanço mais precisamos instrumentalizar a lei, fazer como que todos conheça esta princesa bonitas para que está com a bunda na cadeira mais está princesa quando chegar no interior do Brasil ela vai está muito feia… e todos comprometido com a insustentabilidade sócio econômica e ambiental aja visto que ser fala o vus fala de sustentabilidade até agora não vejo isto… acorda governos…

  • Silvio Neco diz: 2 de março de 2013

    Bom dia,

    Quanto representa um modulo de terra no Ceará, em hactário… qual a margem minima para os espelho de água em riachos..

    Eu tenho uma propriedade de 13ha na zona rural, área de preservação permanente-APP, nesta área tem um açude com um espelho de 100m de largura por 2 mil metros de comprimento, tomando como pronto inicial a parede do açude.

    Neste Açude as margens dele tinha um caminho na largura 2m, para melhorar acessibilidade no inicio de 2011 quando adquiri este imóvel fiz uma limpeza com uma maquina e alarguei para 3m e estou fazendo um plantio de coqueiro e mudas especificas nesta área cortada.

    Na construção do açude em 1990 houve um afloramento da terra chegando a rocha em torno de 1 ha, para corrigir este solo fiz uma captação de terra própria, em uma área onde pretendo construir os tanque de laboratórios para produção de alevinos, sendo que neste lugar muito ingrede fiz um acesso até chegar na água, para a carga e descarga e servir também para os animais.

    Aproveitei este material retirado desta área e em caminhão transportei e utilizei na recomposição do solo próximo da parede para fazer como de fato estou fazendo o reflorestamento, isto onde tinha sido aflorada na construção em 1990.

    As margens do espelho da água existente partindo da parede aproximadamente a uns 200m, foi o trecho usado para este caminho, tomando como base o limite existente de 4m para o espelho da água do nível da sangria, menos de 10% do perímetro no cumprido.

    Por denuncia politica de um senhor da comunidade, meu inimigo pessoal e Politico que veio e formalizou uma denuncia ao ministério publico, o promotor encaminhou ao IBAMA e SEMACE onde já tenho um pedido de licença ambiental para as intervenções, o IBAMA já fez a visita ao local desconheço o parecer do IBAMA mais neste caso o que deve fazer…

    Quais são as normas minima para mini fundiário que não atende aos 100m qual a distancia minima para construção e outros…

    Neste caso de um mini fundiário que precisa do acesso para o cultivo da sua agricultura familiar com criação de peixe e abastecimento do animal, qual é a saída…

  • Reinaldo Nogueira diz: 24 de abril de 2013

    ola boa noite rural,tenho um sitio em Bangu rj e esse sitio fica numa reserva ambiental (pico da pedra branca)a 900 mts acima do mar,tenho uma plantação de caqui,banana,abacate e etc.e tenho no mesmo sitio uma area que só tem mato (obs:sem arvores)posso plantar arvores como laranja?se eu plantar posso ter problema com o ibama?tire minha duvida por favor!

  • gilmar silva gonçalves diz: 8 de maio de 2013

    gostaria que se possivel me informassem quanto as areas urbanas o que diz o novo codigo florestal

  • claudenir de matos diz: 21 de maio de 2013

    tenho uma propriedade que se enquadra no tamanho de area de 2 a 4 modulos, tal area tem que ter reserva legal? A app que tem na referida area vai poder ser descontada na reserva legal? Obrigado.

  • Acir Rezende Sobrinho diz: 12 de julho de 2013

    Na verdade não é um comentário e sim uma pergunta. estou no norte do MT, tenho uma área de 100 ha não aberta; ou seja estou dentro do modulo eu tenho ou não o direito de utilizar (desmatar)(limpar)….Por favor orienta me ok.

  • José Givaldo Carmo do Nascimento diz: 9 de agosto de 2013

    Sou do Estado de Alagoas, desejo saber se o agricultor familiar (pronafiano) é obrigado a ter autorização ambiental para solicitar credito de investimento/custeio no Banco do Brasil.

  • CLODOALDO MARTINS VIEIRA diz: 13 de agosto de 2013

    as leis tem ser aplicadas de modo geral p/ todas classes não importa poder aquisitivo que ela tenha assim sera realizado um trabalho que tenha bons frutos no futuro a onde nossos filhos poção desfrutar de meio ambiente mais puro. os meios de informação são fiscais permanentes eles podem transformar o impossível em possível; tem arma nas mãos, denuncia em rede nacional onde mundo pode ver como as pessoas estão se importando com nosso planeta. começa com o papel de balas que jogamos no chão até derrubada de uma mata ciliar apenas p/ beneficio próprio sem se preocupar com consequência ou circunstancias que poção prejudicar o outro .oque é ótimo p/ mim é bom p/ outro ?????

  • JOSE ANTONIO diz: 6 de outubro de 2013

    TENHO um terreno de 59 hctares. além da reserva legal, que são as APPS, preciso tirar mais 20% de reserva para poder cultivar o restante? pretendo inciar o plantio de melancias.
    por favor, me oriente!
    obrigado

  • Sebastião diz: 10 de outubro de 2013

    tenho uma area de 132,00 hectares, com 22.00hectares averbados, restando 110,00 hectares, destes 70,00 foram plantados cana, o restantes, 40,00 hectares, são apps. cerrados e pastagens que não são agricultavel, gostaria de saber se eu posso relocar esta reserva de 22,00 hectares para aqueles 40,00 hectares e automaticamente ficar livre aqueles 22,00 hectares para que eu possa verder para alguem que precise para reserva.
    desde ja agradeço pela oportunidade,
    aguardando resposta
    atenciosamente
    Sebastião Gervasio de Melo

  • ivino oliva diz: 4 de novembro de 2013

    ola ,gostaria de saber quanto mede um modulo,tenho propriedade no parana mas ate hoje nao sei quanto mede esse modulo,esse pessoal tem muito tempo para inventar essas medidas ,pois ja temos alquer e ha ,mas fazer oque agora e tarde mais tudo ok fico aguardando abraco

  • Peterson Mota Dematté diz: 16 de novembro de 2013

    Estou adquirindo uma propriedade de 3 alqueires (menos de 1 módulo fiscal). Este propriedade é parte de uma propriedade maior, atualmente de um único dono. Neste propriedade de 3 alqueires possui mais de 20% de reserva lega. Pergunto:
    1) Ao adquirir a propriedade desmembrada (3 alqueires), o passivo ambiental do atual proprietário para essa nova propriedade é eliminada? Ou seja, já que existe mais de 20% de reserva legal, poderei ficar tranquilo que não estarei adquirindo um passivo ambiental?
    2) Poderei suprir o excedente de reserva para produção agrícola?

  • Guilherme diz: 17 de novembro de 2013

    Olá tenho uma propriedade no Paraná com 4 alqueires, onde 20% já estava averbado quando comprei a propriedade. Como vai ficar esses 20% continuarão averbados com essa nova legislação?

  • Wilson Giese diz: 20 de novembro de 2013

    Tenho uma área de 12,00 ha e nesta tem uma Igreja. Em 1995 foi feito um desmembramento para que a comunidade pudesse escriturar esta área. Na época exegiu-se a averbação dos 20% da área,onde foi feito um mapa designando a área e registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Passou-se quase 20 anos, nunca foi plantado tal árvores. Qual será agora o procedimento? Ignoro esta averbação,porque no novo código isenta quem tem até quatro módulos fiscais ou mesmo assim terei que plantar tais árvores ou comprar uma área de mata em outro lugar,porque sempre foi usado para pastagem e plantio de soja e milho, mesmo esta área dos 20%.Gostaria de um parecer,esclarecimento sobre o assunto.

  • jorge bras alves soares diz: 3 de dezembro de 2013

    Tenho uma propriedade de 8 alqueires,quase 40 hectares, porém somente 1 alqueire sem mata,passa dentro da minha propriedade 3 pequenos córregos, já tentei conseguir o bosa verde do governo mineiro, mas fiz a proposta cerca de 3 anos mas até hoje nada, agora gostaria de saber se posso conseguir uma licença pra desmatar. Abraços

  • gisele_neuls diz: 9 de dezembro de 2013

    Olá, Sr. Ivino

    Neste link você encontrará a medida de módulos fiscais de todos os municípios brasileiros: http://www.canalrural.com.br/pdf/11097027.pdf

    Abraço e siga nos acompanhando!

  • Girlaine Vieira diz: 10 de dezembro de 2013

    Gstaria de saber sobre área urbana como ficou definido o Novo Código Florestal.

  • Sebastião Gervasio de Melo diz: 13 de dezembro de 2013

    tenho 110,00 hectares, deste;
    22,00 hectares reserva legal averbados
    40,00 hectares apps, cerrados morros com menos 45ºe cascalhos

  • silvan diz: 27 de dezembro de 2013

    Gostaria de saber se poderei adquirir área em outro estado pra averbar reserva?

  • silvan diz: 30 de dezembro de 2013

    Em unha área urbana á beira de um rio poderei obter licença para desmatar a área?

Envie seu Comentário