Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Odacir Klein comenta crescimento na área de produção e na produtividade da soja

23 de abril de 2014 0

Bookmark and Share

Fortalecimento do Moderfrota

22 de abril de 2014 0

A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas – CSMIA – da Abimaq, encaminhou, em 26 de fevereiro do corrente ano, correspondência ao então secretário de Política Agrícola e atual ministro Neri Geller, pleiteando o reestabelecimento das condições do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras – Moderfrota – com a retomada e financiamento de itens novos.

Afirma a CSMIA que o Plano de Sustentação de Investimentos – PSI – por suas condições mais atrativas e por não sofrer descontinuidade durante a mudança dos planos safras ocupou o espaço do Moderfrota.

Ocorre que este último é voltado ao financiamento de máquinas, implementos e outros bens do gênero, destinados à agricultura. O PSI objetiva estimular a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica, através de financiamentos.

No último Plano Safra não houve a inclusão de “itens novos” nos financiamentos contemplados no Moderfrota.

Os pleitos da CSMIA são:

1º reinclusão de itens novos nos financiamentos;

2º taxas de juros equiparadas às do PSI;

3º mecanismo que evite a descontinuidade da linha na troca dos planos safras;

4º dotação orçamentária compatível com as necessidades de mercado.

O atendimento ao pleito é fundamental.

Poder-se-á argumentar que os bens previstos para financiamento pelo Moderfrota podem ser contemplados através do PSI. Este, no entanto, é mais amplo, não se destinando especificamente à agricultura.

Excluir o financiamento dos itens novos é concorrer para que não haja a modernização necessária ao aumento da produtividade. Os recursos precisam estar previstos no Plano Safra e há notícias de que, no corrente ano, o anúncio do mesmo pode ser antecipado para o mês de maio e não junho como ocorria em anos anteriores.

Diante disto, é fundamental que haja preocupação de dotar o Moderfrota de recursos suficientes, tempestivamente liberados, com a inclusão de itens novos dentre os bens possíveis de financiamento e a compatibilidade de encargos financeiros com o PSI.

É uma reivindicação justa, que contemplará os interesses não apenas das indústrias componentes da CSMIA, mas dos agricultores e da economia brasileira, em consequência do aumento da produtividade, com reflexos no PIB, no combate à inflação e na geração de divisas.

Odacir Klein

Bookmark and Share

Páscoa é ressurreição: há dez anos ressuscitei do alcoolismo

16 de abril de 2014 1

A Paixão, no sentido de sofrimento, antecedeu à Ressurreição. A grande mensagem da Páscoa é que podemos ressuscitar, nos mais diversos sentidos.

Há exatamente dez anos, no dia 17 de abril, ressuscitei do alcoolismo. Desde então, após profundo sofrimento – meu e de minha família – não ingeri mais nenhuma gota de bebida alcoólica.

Troquei o prazer originário da ingestão do álcool pela alegria de viver, procurando ser útil não apenas à minha família, mas aos meus semelhantes e à sociedade.

Com o objetivo de dar pequena contribuição para os que desejem meditar sobre o assunto, publico três capítulos do livro “Conversando com os Netos”, onde, em linguagem coloquial, abordo o tema.

Feliz Páscoa a todos.

Odacir Klein

Clique na imagem.

 

Bookmark and Share

Criadores do Nordeste reclamam da falta de milho para ração animal

16 de abril de 2014 0

Alagoas é um dos Estados mais prejudicados com o desabastecimento na região Nordeste. O último carregamento de milho do programa de vendas em balcão chegou lá em dezembro do ano passado. O comentarista Odacir Klein esteve com dirigentes da Conab e traz mais informações.

Bookmark and Share

Odacir Klein comenta sobre os novos secretários do Ministério da Agricultura

16 de abril de 2014 0

Bookmark and Share