Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Páscoa é ressurreição: há dez anos ressuscitei do alcoolismo

16 de abril de 2014 1

A Paixão, no sentido de sofrimento, antecedeu à Ressurreição. A grande mensagem da Páscoa é que podemos ressuscitar, nos mais diversos sentidos.

Há exatamente dez anos, no dia 17 de abril, ressuscitei do alcoolismo. Desde então, após profundo sofrimento – meu e de minha família – não ingeri mais nenhuma gota de bebida alcoólica.

Troquei o prazer originário da ingestão do álcool pela alegria de viver, procurando ser útil não apenas à minha família, mas aos meus semelhantes e à sociedade.

Com o objetivo de dar pequena contribuição para os que desejem meditar sobre o assunto, publico três capítulos do livro “Conversando com os Netos”, onde, em linguagem coloquial, abordo o tema.

Feliz Páscoa a todos.

Odacir Klein

Clique na imagem.

 

Bookmark and Share

Criadores do Nordeste reclamam da falta de milho para ração animal

16 de abril de 2014 0

Alagoas é um dos Estados mais prejudicados com o desabastecimento na região Nordeste. O último carregamento de milho do programa de vendas em balcão chegou lá em dezembro do ano passado. O comentarista Odacir Klein esteve com dirigentes da Conab e traz mais informações.

Bookmark and Share

Odacir Klein comenta sobre os novos secretários do Ministério da Agricultura

16 de abril de 2014 0

Bookmark and Share

Cooperativa Central Aurora Alimentos: 45 anos de solidariedade empreendedora

15 de abril de 2014 0


A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó/SC, formada por 12 cooperativas agropecuárias, completa hoje 45 anos de fundação. Não está quase meio século mais antiga, mas 45 anos mais moderna. Iniciou como Cooperativa Central Oeste Catarinense, posteriormente mudando sua denominação.

Como sou natural do município de Erebango, então distrito de Getúlio Vargas, minha região de origem fica muito próxima daquela parte de Santa Catarina. Acompanhei, até porque integrava o movimento cooperativista, as atividades da cooperativa aniversariante desde seus primórdios.

Aury Luiz Bodanese foi um líder na construção de toda a estrutura que hoje tem como presidente Mário Lanznaster.

Nestes 45 anos, atuando em uma região de pequenas propriedades rurais, estimulou a solidariedade em busca da escala que garantiu o surgimento de um parque agroindustrial dos mais expressivos do Brasil. Além do estímulo à produção e à agroindustrialização, atua como difusora do conhecimento científico junto à pequena propriedade.

Sua expressão anula a tese dos que entendem que algumas cooperativas são empresariais e outras solidárias.

Meu filho e sócio na Klein & Associados Fabrício José Klein conversava com o orientador da dissertação de um mestrado que ele está concluindo. O tema será “Cooperativismo e desenvolvimento: Princípios normativos de apoio e estímulo ao cooperativismo”. O orientador perguntou-lhe se iria tratar de cooperativas empresariais ou solidárias, ao que ele respondeu que toda cooperativa pratica solidariedade para empreender, visando ao crescimento econômico de seus cooperados pela prática de atividade social.

Assim é a Cooperativa Aurora. Mantém, aproximadamente, 22 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. É formada por 62.800 famílias de cooperados, destacando-se produtores de leite, suínos e aves. É formada por 42 estabelecimentos, nos mais diversos setores. Tem influência direta no desenvolvimento socioeconômico de aproximadamente 300 municípios brasileiros, situados na região em que atua.

Parabéns aos que acreditaram na solidariedade e ousaram.

Cumprimentos à atual diretoria e aos associados.

Expresso o desejo de contínuo sucesso.

Odacir Klein

Bookmark and Share

Por que parou? Parou por quê?

10 de abril de 2014 0

Desde o início de 2010, a mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel permanece em 5%.

Já me referi, muitas vezes, ao assunto.

As imagens podem, em algumas circunstâncias, esclarecer mais do que palavras ditas ou escritas.

Os dois gráficos abaixo constam do Boletim Mensal do Biodiesel referente a março de 2014, editado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

imang ok

Imagem1

 O primeiro gráfico deixa claro que – enquanto o país é importador de óleo diesel – a capacidade ociosa da indústria de biodiesel é de aproximadamente 60%.

O segundo demonstra que o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB – resultou em reflexos altamente positivos. Por exemplo, o esmagamento de soja em território nacional correspondeu à liberação de expressivo volume de farelo destinado à alimentação de animais, já que apenas 18% do grão se transformam em óleo.

A gordura bovina representa, atualmente, um aproveitamento anual de aproximadamente 750 milhões de quilos de sebo, o que corresponde a praticamente metade do ofertado no mercado nacional. Anteriormente, tal matéria-prima era um subproduto ou transformava-se em agente de poluição.

O óleo de fritura, altamente poluente se apenas descartado, tem condições de aumentar seu uso na produção de biodiesel, com implantação de sistemas de coleta. Mesmo assim, já representa um uso de aproximadamente 25 milhões de litros anuais, que se lançados nos ralos e jogados na água causariam sérios danos ambientais.

O PNPB foi rapidamente implantado e bem sucedido. O inexplicável é o percentual de mistura obrigatória do combustível renovável estar paralisada, há mais de 3 anos, em 5%.

Odacir Klein

Bookmark and Share