Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Lá vem o Tomatec!

01 de maio de 2010 0

O pesquisador da Embrapa Solos, José Ronaldo de Macedo, está feliz da vida.
É que deve sair nos próximos dias o registro, no Instituto Nacional de Produção Industrial,  do sistema de produção Tomatec.

Pesquisador José Ronaldo de Macedo com os frutos produzidos no sistema

O Tomatec é uma tecnologia que permite a redução do número de aplicações de agroquímicos em mais de 50%. Isso graças ao uso do manejo integrado de pragas, da condução vertical do tomateiro e do ensacamento do fruto (como mostra a foto).

Os tomates que saem de uma plantação conduzida sob o sistema Tomatec, são totalmente isentos de resíduos, uma tranquilidade para o consumidor, que vê no tomate um dos produtos mais carregados de agrotóxicos.

O custo de produção, segundo José Ronaldo, se equipara. Mas faça as contas: no sistema convencional, existe uma perda média de frutos de 20%. Com o sistema Tomatec essa perda cai para menos de 1%. O produtor vai ter que investir num sistema de fertirrigação por gotejamento e nos saquinhos de papel para o ensacamento dos frutos. Em compensação, se em cada 350 caixas ele perdia 70, essa diferença paga o custo e ainda sobra, já que o número de aplicações também será menor!

Os produtores da região de São José de Ubá, no Rio de Janeiro, já estão apostando na nova tecnologia. Em Rio Verde, Goiás, algumas plantações foram conduzidas com apenas dez pulverizações, contra a média de 36 no sistema convencional.

Agora é só esperar o registro para contar com essa tecnologia em todo o Brasil!

Bookmark and Share

Envie seu Comentário